quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Etcetera na Rede

O texto abaixo saiu no blogue Broken Fans em Dezembro do ano passado:

Navegando web afora, descobri um site chamado Revista Etcetera. É uma revista eletrônica voltada a artes e cultura, interessante e intuitiva. Vamos ao review.

Capa:

Logo de cara você já se encontra na capa da edição atual. Bonito, limpo. Tudo o que você tem que fazer é clicar na capa para ter acesso a todas as manchetes da edição, mostrando toda uma interface de navegação pelas manchetes.

Interface e layout:

Bang! Você entra no site pela capa. O que esperar? Bem, o que vem primeiro numa publicação impressa? Índice e editorial, sim. E é isso mesmo o que você encontra na primeira página da edição principal. Você tem a opção de cadastrar seu email, editorial e expediente numa barra lateral, na coluna principal você tem as manchetes. Você clica no título e ele mostra o começo do texto, se você clica em outro o primeiro some e o segundo aparece. Tudo sem redirecionar a página nem atualizar, o que é ótimo. No canto superior direito temos uma indicação do número atual e uma miniatura da capa, no canto superior esquerdo temos o nome da revista.
Abaixo da barra temos o menu simples de navegação, onde você pode encontrar o sumário novamente (para sair de outras notícias) e outras edições, entre outros.

Matérias:

As matérias, todas bem escritas e detalhadas, contam com imagens e texto. Tudo carrega numa velocidade excepcional e limpa. Texto e depois imagem. Eles também oferecem downloads de conteúdo gratuito entre outras coisas mais. A parte que pesa aqui é: Tudo carrega rápido, existem links e imagens. Mas o poder da revista, a diagramação, disposição de elementos, pelo menos até onde explorei foi perdido. Não existe texto sobre as imagens, o texto segue um ritmo sempre linear e em alguns casos é maçante passar por 9 páginas de conteúdo sobre o mesmo assunto. Super explicativo, muito intuitivo, mas sem os recursos da web que só poderiam estar presentes ali alguns textos acabam ficando “chatos” e perdem o diferencial.

Integração com o usuário:

Você pode escrever emails para a redação, pode colaborar com conteúdo, pode pesquisar entre as variadas matérias por um termo específico e acessar o blog deles. Tudo direto de qualquer página, pelo menu. Senti falta ali de um botão para assinar feeds rss, recurso que hoje em dia é indispensável para te manter no ar e com audiência.

Geral:

O Etcetera – Revista Eletrônica de Arte e Cultura, criado em 2001, é bimestral e está passando por sua segunda fase. Apesar de não ser um trabalho remunerado, eles o fazem com entusiasmo e conseguem passar essa mensagem ao leitor final. O Blogue Revista Etcetera também é de mesma qualidade, existente desde julho de 2009, traz sempre novidades e informações atualizadas, trazendo ao trabalho deles um novo ritmo.

É um ótimo site, super recomendado por mim. É realmente Arte e Cultura o que eles fazem e estão de parabéns.

bF manda um alô para a edição do Etcetera, com os cumprimentos de um blogueiro assíduo e apreciador das artes e culturas.

Nota do Editor: Um alô pra você também bF! Agradecemos a preferência.


Nenhum comentário: